Monday, August 20, 2018


Why learn English?

   Bom, eu sei que seria muito clichê vir aqui comentar da importância do inglês porque hoje em dia é algo mais do que óbvio, mas eu tenho esse lado impertinente, muito provavelmente porque já cansei de ver tanta gente dizendo que não tem condições de pagar um curso, mas paga contas mensais no cartão de crédito de mais de R$ 400,00 com coisas que poderiam ser poupadas, já que tem esse sonho e essa "necessidade" (sim, o inglês atualmente é uma necessidade).
   Nesse post, vou contar um pouco da minha experiência com o inglês e dar dicas que me tornaram hoje uma pessoa capaz de ver vídeos, ler livros e escutar podcasts totalmente em inglês.
   Vamos começar com aquela velha história de quando eu era mais nova...Na verdade, não lembro ao certo quantos anos tinha, mas por volta dos 5 ou 6 talvez, cantava todas as músicas em inglês que gostava e as "tias" da escolinha quando me ouviam, viviam me pedindo pra cantar novamente e ficavam me mostrando cantar em inglês para outras pessoas. Era um saco pois nunca gostei de me sentir pressionada pra nada, mas ainda assim cantava e todos ficavam impressionados e desde então, minha afinidade com o inglês só aumentava. Eu não sei explicar com exatidão, mas nunca senti dificuldade com a língua inglesa, mesmo não tendo feito nenhum curso na época, era algo natural, eu gostava e por vontade própria queria aprender mais, saber mais. As músicas em inglês foram o primeiro passo, gostava de ler as letras pra poder cantar direitinho, na pré-adolescência pesquisava pelo vagalume, hoje temos diversos outros sites e as versões Lyrics no youtube. Eu basicamente via a letra da musica em inglês, depois via a tradução e tentava encaixar e achar o que cada palavra significava.


   Por muito tempo fiquei só nisso, hoje entendo que se tivesse me forçado mais, teria chegado mais longe na língua, mas só fui voltar a me dedicar de verdade ao inglês na faculdade, pois no meu ensino fundamental e médio, não considero que tive aprimoramento da língua, uma vez que fazia apenas revisões de itens que já conhecia, com alguns poucos exercícios de aplicação. Mas voltando a faculdade, fiz curso de Letras-Português/Inglês e aí sim o bicho pegou um pouquinho, pois pude ver tempos verbais que jamais havia visto na escola e pude fazer exercícios, tirar dúvidas, e de fato aprimorar meus conhecimentos na língua inglesa, mas ainda não era o suficiente, pois no meio do semestre, tudo aquilo já havia se tornado repetitivo pra mim e não haviam mais desafios e eu precisava desse empurrão.
  Então, em 2016, um ano após terminar a faculdade, decidi que faria curso de inglês, verifiquei minhas economias, cortei gastos, fui atrás do meu sonho e comecei o curso numa das escolas mais prestigiadas de SP, a Cultura Inglesa. Vejam, eu sempre estudei em escola pública e já trabalhava há mais de 4 anos na mesma empresa, nunca fui rica ou custeada pelos meus pais, sempre corri atrás dos meus objetivos e tive a ideia de pedir um aumento para a minha chefe. Com esse aumento, não comprei roupas novas, nem maquiagens, nem produtos de beleza, nem eletroeletrônicos, nem nada que pudesse me dar um prazer momentâneo, porque essas coisas são boas, e se nos fazem felizes, qual o problema de adquiri-las se você trabalhou pra isso? A questão, é que queria investir em mim, queria gastar meu dinheiro em algo que iria me agregar conhecimento e foi isso que fiz. Quando estava no ensino médio sonhava em um dia poder estudar nessa instituição, achava que era algo muito distante já que não tinha condições, mas meu foco e planejamento tornaram esse sonho possível.
   Estudei lá por dois anos, aprendi coisas demais, algo que tinha muita dificuldade em fazer era formar frases contando acontecimentos do passado e lá aprendi na prática. Decidi encerrar o curso no final de 2017, pois planejava sair do meu emprego no ano seguinte e não conseguiria continuar custeando-o, também comecei a pensar que daquele ponto em diante poderia estudar por conta própria enquanto me preparava para alcançar meu próximo objetivo: O intercâmbio. Sim, isso mesmo, tenho um projeto de intercâmbio em andamento e logo mais estarei contando tudo por aqui.
 

   Depois desse blá blá blá motivacional, vem a parte em que deixo dicas, então vamos lá. Ficando em casa esse tempo todo, já tinha determinado para mim mesma que não deixaria meu inglês enferrujar e aprendi que com força de vontade e determinação, mesmo que eu tivesse um nível de inglês básico, poderia ter aprendido tudo em casa, mas como? Calma, já vou deixar algumas indicações abaixo para vocês entenderem melhor:
Aplicativos - tenha pelo menos um no seu celular, existem diversos, eu usava o famoso duolingo, bem dinâmico e completo, também gosto muito de um aplicativo chamado HelloTalk (não sei porquê algumas pessoas não estão conseguindo baixá-lo), nesse app, basicamente você irá fazer uma troca, você ensina sua língua nativa para aquele que tem interesse e essa pessoa irá te ensinar a dela. Fiz amizade com um alemão que está servindo nos EUA e um americano que também é do exército, não sei porquê ambos são do exército, mera coincidência acredito (meninas que estão interessadas em conhecer um boy fardado, CORRAM ! =D ), porém, tenham sempre bastante cuidado em qualquer um desses sites de troca cultural, pois sempre tem uns engraçadinhos, eu já havia deixado bem claro que tenho namorado e ambos foram e são muito respeitosos.
Músicas - de sua preferência, contanto que se dê ao trabalho de olhar as letras, tentar entender como o cantor pronuncia determinadas palavras e procurar seus significados. Caso goste da pronúncia britânica, procure ouvir Adele, Ed Sheeran, Jessie J, Ellie Goulding entre outros. Nesse link tem mais alguns cantores britânicos https://mapadelondres.org/cantores-e-cantoras-da-inglaterra/
Canais do youtube - tem diversos, mas sem dúvida um que se destaca pra mim, é do Gavin Roy, chamado SmallAdvantages, afinal, nada melhor que um americano que sabe falar português ensinando sua língua materna, não é mesmo? Segue link https://www.youtube.com/channel/UCskEPRzGlsYHs_a5SJyCXag
Séries e Filmes - no meu curso, as séries que davam como indicação para poder começar a ter afinidade com a língua inglesa, devendo assisti-las em inglês e com LEGENDADA EM INGLÊS eram Friends e How I Met Your Mother, de fato, nunca parei para assisti-las, sempre procurei ver séries de que eu gostava e assim, tornava meu aprendizado mais eficiente, no entanto, é notável a diferença, e pra quem tem dificuldade, seria bom começar por elas mesmo. Filme nunca soube de nenhum específico, mas o que costumava fazer era ver aqueles filmes que já sabia a história de cor e salteado (crepúsculo por exemplo hahaha) com áudio e legenda em inglês, e isso me ajudava e ainda ajuda a aprimorar a língua.
Bônus - aqui terá acesso após determinado tempo, executando as dicas anteriores que passei, pois exige um nível de inglês mais elevado. Não vou dizer quanto tempo você deve ficar treinando as indicações anteriores pois cada um tem seu próprio tempo de aprendizado. A primeira dica bônus é assistir as conferências do TED TALKS, você tanto pode ver pelo o youtube como baixar o app em seu celular, é super interessante pois o foco é a disseminação de ideias, ou seja, você irá encontrar vídeos sobre os mais diferentes assuntos. A segunda dica é o canal ENGVID do youtube, nele você encontra aulas em inglês sobre os mais variados assuntos dados em inglês por diversos professores.     A terceira dica é LIVRO, leia em inglês, sim, isso é importantíssimo e assim como dei a dica do filme, busque ler primeiro um livro que já saiba o enredo, seja porque já viu o filme ou até mesmo já o leu em português. Quarta e última dica, PODCASTS. Mas o que é isso gente? Bom, se você ainda não conhecia o mundo dos podcasts, corre que está perdendo muita coisa. Em geral, são canais de áudio que você pode achar tanto pela internet quanto pelo celular baixando o app de poadcast compatível. Eu, por exemplo, gosto de ouvir os poadcasts que falam sobre produtividade, crescimento pessoal e mundo digital.
   Enfim, sei que já falei pra caramba, mas ainda tem muita coisa que temos acesso e não são utilizadas, então, quero apenas incentivar vocês a pararem de dar desculpa de que não tem recurso e fazer com que comecem a gastar uma hora do seu dia para investir no seu conhecimento. Reservem parte do seu dinheiro para gastar com Netflix e Wi-Fi, sejam disciplinados e persistentes e garanto que não irão se arrepender.
   Beijos de Luz !

0 Comentários

0 comments:

Post a Comment

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t