Thursday, September 13, 2018


Goals

   Então você finalmente descobre o que quer da vida, que aquele é o seu sonho, algo que em determinado momento da sua existência você sabe que se alcançasse, seria o seu momento mais completo e feliz. Mas então, por que você não está dedicando cada tempo do seu dia em prol desta meta?
   Ouvi dizerem em algum lugar uma frase explicando que se você tem um sonho e pensa nele todos os dias, ou seja, não passa um dia da sua vida em que não pense sobre isso, seja quando acorda, quando almoça, quando assiste tv ou quando vai dormir, então é porque é algo que vale a pena e precisa ser alcançado. Nessa minha curta existência, pude perceber por experiência própria e analisando outras pessoas, que não conseguimos alcançar nossos objetivos por pura e total culpa nossa. Não existem obstáculos maiores que nós mesmos.


   Grande parte dessa conclusão se deve ao fato de elencarmos a nós mesmos como incapazes antes mesmo de tentar. Olhamos para a grandiosidade de tal meta e já nos elencamos como fracos demais, pobres demais, burros demais, atrasados demais para conseguir chegar até lá e aí então, nos barramos de dar o primeiro passo.
   Então, depois de passada toda a dificuldade e finalmente dar início ao projeto, vem a procrastinação, que é algo muito sério e quando não administrada, destrói todos os esforços planejados. Ela começa de modo singelo, mas então ao invés de já estar com a mão na massa no projeto você está mexendo nas redes sociais, mas foi rapidinho, só pra dar uma olhada, porém se passaram duas horas e então, agora sim você vai arregaçar as mangas e começar, mas não antes de assistir aquele vídeo interessante que seu colega de trabalho te mandou e, depois de terminar de assisti-lo e responder para ele que não concorda com a ideologia abordada no vídeo e passar mais uns 25 minutos discutindo o caso com ele, você lembra que precisa retomar o projeto e que vai correr para tomar logo um banho e jantar se não vai acabar ficando tarde demais, e quando enfim termina, já não há mais tempo suficiente para começar a produzir algo, pois você precisa dormir para acordar cedo para trabalhar ou estudar no dia seguinte. Isso só significa que houve menos um dia de trabalho em prol do seu objetivo.


   Outro fator determinante que atrasa e demais em nossas conquistas é comunicá-las para as pessoas erradas. No percurso da sua vida, existirão muitas pessoas, mais do que possa contar em uma mão, que não apoiarão seus sonhos, que irão te desmotivar e dizer bem no meio da sua face que isso não é para você, que é muito difícil, que você não leva jeito para coisa e enfim, ouvir isso desanima qualquer um. Temos que ter cuidado até na hora de divulgar nossos projetos para que eles não sejam contaminados de negatividade.
   Bom, em todos os meus textos eu exponho os problemas que enfrentamos em determinados pontos da nossa vida e gosto de logo após, vir com as soluções que ao meu ponto de vista, funcionam.
   Para o caso da inferioridade, ou seja, para a mania que temos de nos sentirmos inaptos para qualquer realização, seja essa pessoal ou profissional, eu recomendo vídeos ou filmes motivacionais. Se forem na sua área de interesse melhor ainda, pois ao final deles, sempre nos sentimos mais cheios de vontade e foco para perseverar no sonho e acredito que estar sempre em contato com esse tipo de material, pode ser muito útil nessa fase. Ler livros de pessoas que superaram a si mesmas e alcançaram grandes conquistas também são maravilhosos e te deixam em contato com pessoas "modelo" para a sua caminhada.


   Quanto a procrastinação não há muito segredo, foco e perseverança irão andar juntos, mas imprimir palavras motivacionais, fotos e outros tipos de imagens que te levem a lembrar do seu objetivo quando acorda, quando anda pela casa ou quando desbloqueia o celular já é um bom início, pois quando estamos na caminhada em busca de algo grande, devemos nos cercar de todo tipo de munição e inspiração, para que toda a vez que pensarmos em postergar nosso projeto, imediante algo já nos lembre de que não podemos fazê-lo.


   Quanto as pessoas, posso fazer uma sugestão? Quando sentir muita vontade de compartilhar algo com alguém que você já sabe que não te dará um retorno positivo, mas ainda assim sente vontade de comunicar, espere um tempo após ter iniciado de fato seu projeto, uns dois ou três meses mais ou menos, porque aí, quando já estiver no percurso e ouvir aquele comentário desanimador, o impacto será menor pois dificilmente barrará algo que já tenha dado início.
   Sei que aplicar tudo isso não é lá a atividade mais fácil do mundo, mas cada um de nós temos a habilidade de tornar nossas próprias vidas em tudo o que quisermos que ela seja, basta nos cercarmos de conhecimento a respeito.
   Gostaram do post? Me deixem suas opiniões nos comentários e beijos de Luz !
0 Comentários

0 comments:

Post a Comment

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t