Tuesday, July 31, 2018


Social Media

    Vamos ao assunto polêmica ! Redes sociais !

    Esse tema é bastante complexo pra mim uma vez que antigamente, as redes me faziam muito bem. Como já falei aqui, sempre gostei de ler blogs, lia blogs de todo tipo de coisas. Eu possuía um mundo incrivelmente novo que se abria pra mim ao meu alcance e era muito gostoso, porém, as coisas começaram a mudar e tomar um rumo diferente.
   Primeiro veio o facebook, muito ingênuo no começo, quase ninguém utilizava, mas então, virou febre e ali o meu amor pelas redes sociais começou a mudar quando vi as pessoas querendo aparecer umas mais que as outras, postando mentiras em troca de likes, fotos exuberantes para mostrar serem o que não eram ou ter o que não tinham, fora as briguinhas políticas e sociais quase todos os dias na timeline. Foi decepcionante, cansei de tudo aquilo e minha primeira atitude foi parar de seguir todo mundo, não desfiz as amizades, apenas parei de seguir para que os conteúdos não aparecessem na minha linha do tempo e sim, PAREI DE SEGUIR UM POR UM, mais de 400 amigos (sim, sempre tive poucos), e foi incrível, cheguei a desativar a conta por perder muito tempo naqueles vídeos bobos que nos prendem por mais de uma hora e foi aí que conheci a FOMO, em inglês Fear of Missing out, ou seja, medo de ficar de fora de algo, mas logo vi que não me fazia falta alguma, se quisesse saber das notícias, entrava nos sites do G1, New York Times, Le Monde e estava tudo certo.


    Depois deletei para sempre meu whatsapp, pois é, acreditem ou não EU NÃO TENHO WHATSAPP, uhuuulll !!! Desculpem o entusiasmo, mas a palavra LIBERDADE é tudo o que eu sinto hoje após ter tirado esse embuste da minha vida, só eu sei o nervoso que ele me causava quando acordava de manhã para ler meus livros e tinham mais de 400 mensagens em um grupo que nunca havia pedido para ninguém me colocar e não conseguia sair, pois sempre me colocavam de volta, fora as pessoas que pegavam meu número para uma situação específica e depois ficavam me mandando mensagens de BOM DIA ou correntes do mal que me deixavam impaciente, e se você não responde, CATÁSTROFE MUNDIAL, mais de 24 horas sem responder no whatsapp é sinal de morte, no mínimo. De verdade, foi a melhor coisa que fiz. Acho que já fazem mais de 3 meses que estou sem e como tenho Iphone, converso com meu namorado, com meus amigos e outras pessoas pelo imessage que é um app de mensagens instantâneas, porém, só quem tem Iphone consegue utilizá-lo, no caso da minha mãe e da minha irmã que não tem, utilizamos o Allo que é um app de mensagens instantâneas do google, muito bom por sinal. Talvez esse método funcione para vocês. Minha rotina de leituras melhorou 80% após esse detox.
   A terceira vítima foi o instagram, a vida perfeita que o insta mostra é uma delícia, mas com o tempo, vai nos dando um vazio, chegamos a pensar que nossa vida é um lixo e que somos os únicos infelizes nesse mundo, o que vem dia pós dia desencadeando quadros de depressão em muita gente, fora o tempo que perdemos nele, vendo a vida das outras pessoas enquanto a nossa passa, naquelas fotos infinitas que nunca acabam. Não estou falando isso para desestimular ou desanimar ninguém, hoje, sei que tudo isso se resolve com administração e foco e em breve explicarei.
   No geral, o que me deixou mais chateada no meio disso tudo foi perceber que as redes estavam afastando as pessoas ao invés de aproximá-las e sempre sinto um certo espanto quando pego um transporte público e está aquele silêncio, com todos conectados em seus celulares, na mesma posição, me lembrando zumbis. Todos nós estamos dessa forma e não sei até que ponto isso pode ser considerado normal.


   Pesquisando sobre isso, até mesmo em vídeos em inglês, descobri o nome do ato que costumamos praticar quando estamos com nossos amigos ou conversando com alguém e ao invés de prestarmos atenção, estamos mexendo no celular. O nome é PHUBBING, a junção do nome em inglês significa em parte esnobar e a outra parte telefone, ou seja, ignorar alguém utilizando o celular, e quantas vezes já fizemos isso?
   Bom, resumindo, vi um vídeo que me fez perceber como sem administração, as redes atrapalham nosso tempo de estudos e produtividade, o link do youtube é este https://www.youtube.com/watch?v=kFSwDtspY5c, infelizmente, ele está em inglês. Tem a opção de colocar a legenda em português mas a tradução não está lá muito boa, mesmo assim, dá pra entender a mensagem.
   No final das contas, aprendi a utilizar de modo consciente as redes, ter esse entendimento me fez desapegar e focar em tê-las para administração e divulgação do blog apenas, com o detox digital sempre ativo, para que esses excessos jamais voltem a me atingir.
      E vocês, o que pensam sobre isso? Deixem nos comentários e até o próximo post.
2 Comentários

2 comments:

Natália Nascimento said...

Desapegar das redes sociais é libertador né? Queria muito ser dessas pessoas que conseguem, heheh. Sou muito viciada e dependente :(

Beijos.


http://blogcoisasdacarol.wordpress.com

Thaty Lopes said...

É libertador sim, é algo que nunca me arrependo de ter feito e a qualidade da minha vida mudou consideravelmente. Só com mudanças de hábitos e persistência mesmo, mas vale a pena !

Beijos !

Post a Comment

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t